Principais tendências turísticas para 2022

Principais tendências turísticas para 2022

Tal como em todo o Turismo, as diversas actividades com ele relacionadas, estão a passar por muitas e diversificadas mudanças em resultado da Covid-19. Na maior parte dos estudos e artigos publicados em termos internacionais, têm apontado para múltiplas mudanças nas características e comportamentos dos consumidores turísticos a nível global. Neste contexto, levantam-se muitas questões quanto aos requisitos e desejos dos clientes no futuro próximo, que de um modo geral, podem ser sintetizadas em 7 grandes tendências para 2022, muitas delas relacionadas com o alojamento turístico.
 
Experiências Digitalizadas dos Hóspedes
Nos últimos dois anos, os serviços tradicionais e orientados para o cliente evoluíram para serviços sem contacto directo e pessoal. A pandemia de Covid-19 acelerou este processo, com muitas medidas introduzidas para limitar o contacto e a transmissão do vírus. As viagens em geral e a ramo do alojamento turístico em particular, tiveram que se adaptar ao constante desenvolvimento da tecnologia e acompanhar estas inovações. Por exemplo, os hóspedes deverão em breve ter acesso aos quartos de hotel através de impressões digitais ou reconhecimento facial, como já acontece actualmente com os smartphones.

 
Personalização
A melhoria das experiências dos hóspedes através da personalização é uma tendência que continua a crescer todos os anos na indústria ligada ao alojamento turístico em todas as suas tipologias. Ao utilizar dados de clientes com a ajuda da tecnologia, as empresas podem criar ofertas feitas à medida que são particularmente interessantes e atractivas para os hóspedes existentes e potenciais.
 
Viajantes Solitários
Outra tendência de 2022 será o aumento do número de viajantes solitários. Depois de numerosos confinamentos, o número de viajantes individuais que procuram liberdade e aventura em espaços abertos e em contacto com a natureza irá aumentar em 2022. As empresas têm de adaptar a sua oferta aos seus desejos, reduzindo a distância entre o pessoal do alojamento turístico e os hóspedes, concebendo os seus quartos de forma a criar uma atmosfera simples acolhedora e informal. Também nas viagens, as transportadoras aéreas estão a mudar o interior dos aviões para torná-los cada vez mais confortáveis, e com cores que tornam o ambiente mais acolhedor.

 
Ofertas Holísticas, Saúde e Bem-estar
Dada a actual pandemia Sars_Cov_2, tal como já por diversas vezes indicámos, a indústria da saúde e do bem-estar continuará a desempenhar um papel importante em 2022. Para além das rigorosas precauções sanitárias para proteger os clientes contra o vírus, o sector do bem-estar continuará a experimentar uma procura crescente de ofertas holísticas que visam o relaxamento do “corpo e da alma”.
 
Sustentabilidade
A sustentabilidade, uma tendência actual, significativa e transversal  a todo o sector do Turismo, continuará a mostrar-se importante em 2022. Esta tendência tem expressão em actuações de natureza ética ecológica, especialmente na tomada de decisões ao nível da gestão das empresas turísticas. Estas incluem a redução do uso de plástico de utilização única, a eliminação de papel redundante através de recibos digitais, a redução do desperdício alimentar, a redução do consumo de energia através de lâmpadas inteligentes, reciclagem mais generalizada, a oferta de menus vegetarianos e veganos, etc.

Realidade Virtual e Aumentada
Com o sucesso da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (VR), as empresas estão a transformar as suas experiências de viagem. Esta oportunidade pode ser extensiva à comercialização, sendo possível visualizar antecipadamente o destino de viagem, como se já lá estivesse. Os empreendimentos turísticos terão de aproveitar oportunidades como as visitas virtuais para criar um ambiente digital no qual os hóspedes possam obter uma imagem precisa antes de reservarem as suas férias - uma tendência que provavelmente irá tornar-se bastante popular.
 
Menos viagens e deslocações sem estada
Embora as viagens internacionais estejam lentamente a ressurgir, os requisitos de teste Covid, os requisitos de quarentena, os aumentos de preços das companhias aéreas e a complicada burocracia levaram alguns viajantes a optar pelas chamadas viagens sem estada, ou seja, viagens de um dia a partir de casa sem pernoitar. Outro tipo de viajante efectua viagens com longos períodos de permanência fora da sua residência habitual, mais do que faziam antes da pandemia. Para além das razões mencionadas, os denominados turistas Eco conscientes tendem a viajar menos e/ou mais perto de casa por razões ou motivações de natureza ambiental.

21 Janeiro 2022